É fácil observar, por intuição, que o termo selfie que está tão em voga hoje em dia, responde a contração das palavras em inglês self-photo, self-portrait, ou selfshot. O primeiro registro do uso data de setembro de 2002, especificamente em um fórum de usuários da Austrália, www2b.abc.net.au, em um contexto gerado por um usuário no qual expressa desculpas pela baixa nitidez da fotografia que compartilha explicando que trata-se de uma selfie. Nesse sentido, é muito plausível que o termo tenha sido usado anteriormente exclusivamente de maneira verbal, em conversas coloquiais, principalmente entre os mais jovens.
Denomina uma fotografia tirada pela propia pessoa de sí mismo, ou uma foto de grupo que tenha sido tirada por um dos membros que também aparece na instantânea.
Foi também no início da primeira década do século 21, quando os telefones celulares começaram a incluir uma câmera na frente do aparelho. Esta câmera foi inicialmente projetada para videochamadas e videoconferências. Assim, no começo era pouco usada para a finalidade que mais tarde se tornaria popularmente conhecido como selfie, considerando à baixa definição dessas câmeras, limitadas pela espaço na ubicação.
Foi através do desenvolvimento dos smartphones, marcado pelo iPhone em 2007, que a qualidade e o interesse nas câmeras traseira e frontal dos terminais evoluiu.
De fato, o potencial das câmeras tem sido um fator diferenciador entre marcas e modelos, o que levou ao lançamentos de smarthones promovidos especificamente pela capacidade para tirar photos.
A popularização definitiva do termo ocorrerá a partir de 2012. No final de 2013, seu uso foi considerado tão frequente que o prestigiado dicionário inglês Oxford a considerou a palavra do ano.
-
Benjamin Veschi. Ano: 2020. Em: https://etimologia.com.br/selfie/
-
: greenpic