O substantivo criatividade se baseia no adjetivo criativo, localizando em ambos os casos a raiz sobre o latim creāre, que se refere a formar, produzir e logicamente criar, acompanhado pelos sufixos -īvus e -tas. É um termo que aparece em todos os tipos de áreas e disciplinas, mas de maneira única nas atividades artísticas.
As histórias sobre as musas constituem a primeira referência sobre a ideia de criatividade
Ainda hoje falamos sobre as musas para expressar o dom que alguns artistas têm na hora de criar (quando um artista está bloqueado e não é capaz de criar algo interessante costuma dizer num sentido metafórico que não tem recebido a visita das musas).
Estas divindades femininas do Olimpo eram filhas do deus Zeus. Nas histórias da mitologia, as musas se dedicavam a entreter as celebrações dos deuses (segundo as lendas, o primeiro canto das musas foi escutado quando os deuses conseguiram derrotar os titãs).
Cada uma destas divindades tinha uma destreza única
Calíope é a musa que representa a poesia épica e a eloquência, na verdade, seu nome quer dizer “aquela que tem uma bonita voz” (na tradição grega, afirma-se que era a musa do poeta Homero).
Clio é a musa da poesia heroica e da história (seu nome significa “aquela que dá glória” e na cultura helênica afirma que foi ela quem introduziu o alfabeto fenício entre os gregos).
Erato é a musa da mímica e da poesia lírica amorosa e seu nome quer dizer “a amável”.
Euterpe é a musa da música e de maneira muito especial da arte de tocar flauta (seu nome tem vários significados: “a prazerosa” ou “a de bom humor”).
Melpomene é a musa da tragédia e seu nome significa “a melodiosa”.
Polimia é a personificação feminina dos cantos sagrados e da agricultura e seu nome quer dizer “aquela de muitos signos”.
Terpsicore é a musa da dança e do canto coral e seu nome significa “aquela que seduz com a dança”.
Talía representa a comédia e a poesia pastoral e seu nome significa “a festeira”.
Por último, Urania é a musa da astronomia e astrologia e seu nome quer dizer “a celestial”.
A ferramenta para realizar os sonhos
A criatividade tem um componente enigmático, pois não sabemos quando se trata de um dom que poucos possuem ou se é algo que pode ser treinado e está ao alcance de todos. Este mistério foi resolvido pelos gregos antigos: certas divindades femininas acendem a centelha da mente humana.
Vale ressaltar que numa assembleia geral das Nações Unidas, celebrada em 2017, fosse proclamado o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação.
-
Benjamin Veschi. Ano: 2019. Em: https://etimologia.com.br/criatividade/
-
: Anna