Etimologia de Ética

Está localizado no latim como ethĭcus, cujo origem é distinguido no grego ēthikós. É usado para se referir ao estudo dos atos humanos, a fim de alcançar o bem. Está inscrito na filosofia como uma reflexão que permite distinguir entre o bom e mau comportamento; na ciência, pela busca do dever; e na arte, através da contemplação da alma quando o justo é alcançado a partir do perfeito.

Ética é a vontade de agir corretamente. Na antiguidade grega, era concebida como uma parte da filosofia que tinha como objeto a moralidade das ação humanas. Ou seja, a moralidade em sua essência ontológica. Aristóteles o desenvolveu a partir da meditação sobre as virtudes e os vícios dos homens.

Desde então, até hoje, a ética tem sido uma referência quando se trata de julgar um comportamento correto do errado, e a capacidade dos indivíduos de se conscientizarem de sua própria conduta e de não transgredir as normas pré-estabelecidas em seu ambiente sociocultural. Embora seja verdade que é um postulado universal, não se desapega das costumes e tradições de cada sociedade.

A religião toma da ética a idéia de buscar o bem para fundamentar seu dogma

A luta entre o bem e o mal, entre o ser e o deber ser, faz parte da ética para a reflexionar em cómo as circunstâncias e os papéis das pessoas determinam a vontade de fazer a coisa certa.

Todo ser humano, a partir de sua fé, deve agir de acordo com os desígnios religiosos que exigem benevolência para com os outros. A salvação da alma só é possível com atos bons (éticos), porque atos maus (antiéticos) se afastam do caminho de Deus.

O surgimento das ciências no século XIX deu-lhe um caráter científico, fornecendo métodos de análise e síntese para estudar a moral dos indivíduos com base na realidade na qual agem

Ao longo dos anos, a ética tem se nutrido de disciplinas como a filosofia moral, da qual assumiu o dever em fnção do bem como argumento; da psicologia, o livre arbítrio como uma categoria. Hoje, manifesta-se em quase todas as atividades que realizamos.

Sua pertença no mundo dos valores permite contrariar os instintos destrutivos das sociedades. É uma das primeiras exigências de todo indivíduo em seu ambiente profissional, social e familiar.

    : Oktopus

Buscador