Etimologia de Rendimento

Está regido pelo prefixo re-, que atua como intensidade e ênfase, mais o vocábulo dar expresso no latim como dare, e o sufixo -mento, associado ao latim como -mentum, para moldar a ideia de ação e efeito percebido como resultado. Por sua vez, está estreitamente relacionado à palavra render, localizada no latim reddĕre, em alusão a entregar ou outorgar, também contemplado como regressar ou devolver, influenciado pelos termos latinos prendĕre, que se refere a tomar e vendere no sentido de vender. Assim, fazemos algo e esta ação nos devolve outra diferente, da qual chamamos de rendimento. Em outras palavras, é difícil iniciar uma iniciativa ou ação sobre a qual não esperamos nenhum tipo de benefício.

No plano econômico, tecnológico e material

Em qualquer setor empresarial a atividade tem como fim um benefício econômico. Neste sentido, o beneficio, a produtividade, a rentabilidade e o rendimento são palavras equivalentes.

No desempenho de uma empresa fica estabelecido um critério geral: investe-se determinada quantia em dinheiro e quantidade de tempo e, em troca, o que se quer é obter lucro. Para conhecer e avaliar esta relação é necessário estabelecer algum tipo de índice de rendimento. Os mais comuns estão relacionados à renda obtida e à atividade financeira (ambos os indicadores permitem quantificar se um negócio é viável ou não).

As tecnologias que estão ao nosso redor também são avaliadas com critérios de rendimento e rentabilidade. Quando pensamos em uma ferramenta informática ou em uma máquina, temos a necessidade de medir sua capacidade de alguma maneira.

Qualquer bem material é avaliado em termos de rendimento. Como regra geral, compramos um objeto e em função de sua utilidade, uso e duração, tiramos a conclusão sobre os benefícios obtidos.

No plano físico

O exercício físico e o esporte apresentam diferentes finalidades. Para alguns, trata-se de uma atividade destinada ao entretenimento, já para outros o objetivo é orientado para a saúde ou competição. De qualquer forma, é possível avaliar nosso benefício físico empregando algum tipo de critério. Assim, quando queremos conhecer nossa resistência, podemos realizar o teste de Cooper, já quando pretendemos melhorar nossa flexibilidade, podemos realizar todo tipo de prova.

Em qualquer caso, apenas medindo o rendimento físico é possível determinar se o treinamento é o adequado.

Nem tudo pode ser medido em termos de rendimento objetivo

Algumas ações não são traduzidas necessariamente em benefício econômico ou em melhoria de nosso estado físico. Assim, quando realizamos uma atividade lúdica com a intenção de nos esquivarmos, quando aprendemos algo pelo prazer de aprender ou quando realizamos uma terapia de relaxamento, não estamos buscando um rendimento mensurável e concreto.

Pelo contrário, buscamos outros tipos de satisfação, como o prazer, a plenitude espiritual ou a autossatisfação.

    : Siberian

Buscador