Etimologia de Terra

Com base no latim terra, conjecturando um núcleo linguístico ao qual pertencem palavras como terrícola em terricŏla, terrestre em terrestris, terráqueo em um neologismo constituído por terra e aqua, ou território em territorium. Por sua vez, é possível que o vocábulo latino terra tenha como referência indo-européia em *ter- (algo mais difícil de afirmar), a partir da idéia de superfície seca; Em seu sentido original, a terra é uma área naturalmente seca em oposição ao mar, considerando-se sua evolução e extensão na percepção cientifica do planeta na estrutura do universo. Observa-se também a ligação com o campo mitológico, representado pela deusa Gea para os gregos e Tellus para os romanos.

Para alguns filósofos pré-socráticos, a terra veio da água

Os primeiros físicos, aqueles que se dedicam à physis ou natureza, eram os pré-socráticos. Uma das primeiras questões abordadas foi a origem das coisas. Nesta linha, pensaram em quatro elementos primários: água, ar, fogo e terra.

No caso da Terra, entendiam que a mesma estava sujeito a um processo de mudança, já que às vezes se encontrava seca e outras úmida. Diante desta observação, os pré-socráticos introduziram uma hipótese para explicar a origem da terra: certas áreas do mar secam totalmente e acabam transformando-se em montanhas, planícies ou ilhas.

Em outras palavras, a origem do terrestre se encontra no mar. Esta é uma das propostas de Tales de Mileto, que disse que a água é a origem de todas as coisas. Tal afirmação tem um fundamento empírico indiscutível, já que toda massa terrestre se encontra acima do mar.

Geia é a deusa da terra na mitologia grega

Os filósofos pré-socráticos pensavam a natureza e o mundo terrestre com critérios racionais e pré-científicos. As explicações anteriores ao logos filosófico pertencem à esfera do mito. No Olimpo dos deuses gregos há uma deusa que personifica a terra, Geia. Esta divindade feminina era idolatrada pelos gregos antigos.

Geia é uma deusa que foi concebida depois do Caos, momento anterior a toda existência. Como deusa da terra gerou o deus Urano que simboliza o céu e Ponto que representa o mar. Através de sua união incestuosa com Urano deu à luz ao titã Cronos, divindade que simboliza o tempo.

No mundo romano, Geia era conhecida como Tellus Mater ou Mãe Terra. Tanto na versão grega como na romana, a Terra se apresenta com uma dimensão maternal.

Pachamama é a Mãe Terra em algumas culturas andinas

Os antigos incas veneravam Pachamama. Sua adoração a esta divindade era uma forma de agradecer pelos frutos que dava a terra. Esta tradição não é algo do passado, já que algumas etnias andinas mantêm certos rituais de adoração à Mãe Terra.

Vale observar que a província de Puno se encontra no sudeste do Peru, um território onde o Cristianismo se mistura com o Pachamanismo.

O culto à Terra não se limita à mitologia grega, romana ou andina, pois está presente na maioria das tradições culturais. Por último, vale ressaltar que todo 22 de abril é celebrado o Dia Internacional da Mãe Terra.

    : bravajulia

Buscador