Etimologia de Advento

Corresponde no latim como adventus, indicado como chegada em relação a Cristo, sobre o verbo advenire, que se refere a chegar, identificando o prefixo ad-, que marca a proximidade, e o verbo venire, contemplado como vir, com raiz indo-europeia em *gwa-, entendendo-se em relação a ir ou que vem.

Um momento especial para os cristãos

Durante este período de quatro semanas antes do Natal, os cristãos se preparam espiritualmente para a vinda de Cristo. Do ponto de vista da liturgia, há uma série de normas com um significado simbólico bem definido. Assim, na celebração da missa, o padre utiliza a cor roxa em sua vestimenta e, desta maneira, expressa a penitência para enfrentar o período natalino.

Por outro lado, na leitura das escrituras sagradas, o sacerdote faz alusão aos textos relacionados à primeira e à última vinda de Jesus Cristo. Da mesma forma, na liturgia dominical existem vários personagens bíblicos que adquirem um especial protagonismo: o profeta Isaías porque anuncia a vinda do Messias, João Batista porque batizou Jesus, o arcanjo Gabriel porque anunciou à Virgem sobre sua concepção, a Virgem por receber a anúncio do anjo e, logicamente, Jesus Cristo como a encarnação de Deus.

Paralelamente, cada um dos fiéis recebe o dom da graça em seu espírito para entender a vinda de Jesus Cristo.

A tradição da coroa do Advento

O caminho espiritual para a vinda de Jesus é anunciado no Novo Testamento, mais especificamente em João 8:12, no qual afirma "Eu sou a luz do mundo". Em outras palavras, aquele que segue Jesus Cristo não caminha na escuridão.

A coroa do Advento tem um forte significado simbólico. Ao ser circular indica que o amor de Deus é eterno, uma vez que não há início nem fim. Os ramos verdes representam a ideia de esperança (para os cristãos Deus quer que esperemos seu perdão e gratidão).

Por último, as quatro velas da coroa simbolizam os quatro domingos do período do Advento (três delas são roxas e representam o espírito de vigília, já a quarta é vermelha e simboliza a alegria pela vinda de Jesus Cristo).

A Igreja Adventista do Sétimo Dia

No mundo cristão existem diversas versões doutrinárias e, portanto, diferentes igrejas. Os adventistas pertencem à corrente do protestantismo e se organizaram como um movimento religioso, no século XIX, nos Estados Unidos.

Suas propostas doutrinárias mais características são: o sábado é o dia do repouso; acreditam em uma vinda iminente de Jesus Cristo e consideram a Bíblia como a autoridade suprema que deve guiar a vida dos cristãos.

    : Iamnee

Buscador