Etimologia de Cargo

Responde a uma conjugação sobre o verbo carregar, presente no latim vulgar carricāre, em relação a carrus, para se referir à palavra carro, aludindo à carga que a pessoa leva, bem como aplicado de forma evolutiva ao campo do transporte influenciando em carruagem, carreira, determinando uma raiz no indo-europeu *kers-, por corre, através do qual surge a referência na língua gaulesa para carros.

Desta forma, deve ser lido entrelinhas para distinguir o correspondente valor e a responsabilidade que trazem a posição na qual a pessoa desempenha seu trabalgo ou onde pretende exercer suas funções, no sentido de uma mochila carregada nas costas. Ao mesmo tempo, deve-se estar habilitado para o cargo a que se candidata, ficando em evidência absoluta quando um favor intercede na indicação, como costuma acontecer no setor público a partir de mecanismos políticos questionáveis; entretanto, o presidente da Nação tem o poder de nomear seus funcionários essenciais, como é o caso do ministro da economia.

Cada cargo tem um certo grau de responsabilidade, com o qual a pessoa, além da formação, deve estar preparada psicologicamente para suportar as exigências e os desafios que podem surgir.

Buscador