Etimologia de Leitura Crítica

Para começar, leitura se observa no latim medieval lectura, sobre a forma do verbo ler manifestada no latim como legĕre, e o sufixo -ūra. Neste contexto, quando alguém se depara com um texto, as palavras que aparecem devem ser interpretadas pelo leitor para a correta compreensão.

Por sua vez, crítica se encontra no latim como critĭca, com relação ao grego kritikḗ, que expressa explicitamente a capacidade de julgar e comparar com base nos próprios saberes, podendo estar associada linguisticamente a palavras como: critério (no grego krínein), hipocrisia (no grego hypokrisía) ou crise (no grego krísis).

Os livros desempenham um papel determinante na evolução dos eventos humanos, pois o tempo anterior a eles é a pré-história e o tempo posterior é propriamente a história. A trajetória dos livros começou com a invenção da escrita na civilização suméria e continua até hoje com os textos digitais. De qualquer forma, por trás de cada livro há pessoas que leem e, consequentemente, uma ação intelectualmente complexa, a leitura.

A arte de interpretar as palavras

Quando lemos criticamente dialogamos com o texto e seu autor. Neste diálogo interior existem experiências de natureza bem diferentes: o prazer de conhecer algo novo, o desafio intelectual de aproximarmos de um mundo desconhecido e o efeito catártico que nos produzem por algumas ideias. Estas e outras experiências ocorrem quando realizamos uma leitura crítica.

Uma questão de competências leitoras

Num nível básico a leitura é de tipo literal e, portanto, o texto é valorizado a partir do significado literal das palavras impressas. Em um nível mais avançado, o leitor pode interpretar aquilo que lê, ou seja, entende os duplos significados, a ironia e os recursos estilísticos empregados pelo autor. A leitura crítica constitui o nível mais elaborado e complexo, uma vez que o leitor faz perguntas, debate com o autor e reflete.

Hermenêutica e exegese, duas ideias relacionadas à leitura crítica

A palavra hermenêutica se refere às técnicas e procedimentos cuja finalidade consiste em interpretar um texto de modo adequado. Esta metodologia de estudo é inspirada no deus Hermes, o deus grego que simboliza a linguagem e a escrita.

Em toda leitura crítica há uma dimensão hermenêutica, já que em um texto aparecem diferentes dimensões e todas elas devem ser interpretadas (o sentido literal das palavras, seu significado espiritual ou seu sentido histórico).

Quando extraímos o significado de um texto, estamos fazendo uma exegese. Este termo é usado normalmente na análise de textos sagrados e em relação à compreensão de textos jurídicos. De qualquer forma, é realizada uma exegese quando há uma interpretação da dimensão histórica e cultural associada a um texto.

    : Moriz

Buscador