O termo república deriva do latim res publica, significa coisa pública e decompõe-se da seguinte maneira: res equivale à coisa e público, que por sua vez vem de populus e se refere a povo. Por outro lado, federal deriva de foedus (tratado), que se refere a um território que mesmo sem ter sua independência está ligado a um tratado que forma uma unidade. Compreende uma forma de organização política tipicamente adotada pelos sistemas democráticos.
Tem como característica distintiva uma organização na qual o estado se divide em três poderes: executivo, legislativo e judicial, formando um equilíbrio em conjunto.
Esta divisão marca a existência de uma administração central ou nacional, além de outras que são administradas com absoluta autonomia, contam seus próprios poderes e até mesmo com sua própria normativa que lhes permite resolver questões dentro de sua jurisdição com total liberdade.
A principal vantagem que oferece essa organização é a descentralização do poder
O fato de atribuir autonomia a cada região favorece a eficiência do estado, pois é mais fácil responder as demandas de autoridade da própria região do que da central, que são muito distantes geograficamente e sentimentalmente.
Este tipo de estrutura garante que cada um exerça a função de controlador do outro poder.
A administração central deve coordenar os problemas e as necessidades apresentadas por cada uma das regiões autônomas e agir de acordo com o estipulado pela lei com os recursos que correspondem.
A ideia de república se remonta há vários séculos e, como mencionamos anteriormente, tanto naqueles tempos como nos de hoje havia a missão de evitar o abuso por parte de algum poder ou funcionário.
A chegada desta organização estatal esteve precedida por uma longa análise e reflexão por parte dos mais ilustres intelectuais que encontraram nesta proposta política uma maneira de resolver os inconvenientes do poder exercido.
A república se remonta à civilização romana do século VI a. C, após a ruptura da monarquia quando os cidadãos se rebelaram contra o rei e instalaram este sistema, onde o povo tem toda ou parte do poder e decide sobre os assuntos públicos.
No entanto, vale destacar que naquela época o conceito de república era bem diferente da concepção atual.
Estados Unidos, o modelo republicano e federal que se estendeu pelo mundo
A Declaração de Independência dos Estados Unidos marcou um feito político e histórico para o país, mas também para as organizações políticas daquela época, pois foi o pontapé para muitas monarquias darem seu adeus para sempre e assim instalarem a república, a separação de poderes, a democracia representativa e o presidencialismo, tendo o federalismo como uma realidade que funciona.
A Constituição dos Estados Unidos de 1789 é um símbolo neste aspecto e tem sido uma inspiração para muitos países, pois pôde criar um federalismo enraizado e sólido.
-
Benjamin Veschi. Ano: 2019. Em: https://etimologia.com.br/republica-federal/
-
: Luciana Oluvres