Etimologia de República Federal

O termo república deriva do latim res publica, significa coisa pública e decompõe-se da seguinte maneira: res equivale à coisa e público, que por sua vez vem de populus e se refere a povo. Por outro lado, federal deriva de foedus (tratado), que se refere a um território que mesmo sem ter sua independência está ligado a um tratado que forma uma unidade. Compreende uma forma de organização política tipicamente adotada pelos sistemas democráticos.

Tem como característica distintiva uma organização na qual o estado se divide em três poderes: executivo, legislativo e judicial, formando um equilíbrio em conjunto.

Esta divisão marca a existência de uma administração central ou nacional, além de outras que são administradas com absoluta autonomia, contam seus próprios poderes e até mesmo com sua própria normativa que lhes permite resolver questões dentro de sua jurisdição com total liberdade.

A principal vantagem que oferece essa organização é a descentralização do poder

O fato de atribuir autonomia a cada região favorece a eficiência do estado, pois é mais fácil responder as demandas de autoridade da própria região do que da central, que são muito distantes geograficamente e sentimentalmente.

Este tipo de estrutura garante que cada um exerça a função de controlador do outro poder.

A administração central deve coordenar os problemas e as necessidades apresentadas por cada uma das regiões autônomas e agir de acordo com o estipulado pela lei com os recursos que correspondem.

A ideia de república se remonta há vários séculos e, como mencionamos anteriormente, tanto naqueles tempos como nos de hoje havia a missão de evitar o abuso por parte de algum poder ou funcionário.

A chegada desta organização estatal esteve precedida por uma longa análise e reflexão por parte dos mais ilustres intelectuais que encontraram nesta proposta política uma maneira de resolver os inconvenientes do poder exercido.

A república se remonta à civilização romana do século VI a. C, após a ruptura da monarquia quando os cidadãos se rebelaram contra o rei e instalaram este sistema, onde o povo tem toda ou parte do poder e decide sobre os assuntos públicos.

No entanto, vale destacar que naquela época o conceito de república era bem diferente da concepção atual.

Estados Unidos, o modelo republicano e federal que se estendeu pelo mundo

A Declaração de Independência dos Estados Unidos marcou um feito político e histórico para o país, mas também para as organizações políticas daquela época, pois foi o pontapé para muitas monarquias darem seu adeus para sempre e assim instalarem a república, a separação de poderes, a democracia representativa e o presidencialismo, tendo o federalismo como uma realidade que funciona.

A Constituição dos Estados Unidos de 1789 é um símbolo neste aspecto e tem sido uma inspiração para muitos países, pois pôde criar um federalismo enraizado e sólido.

    : Luciana Oluvres

Vinculado

Buscador