(Prefixo) Pro-

O nexo comum entre certo conjunto de palavras é regido pelo prefixo pro-, cuja interpretação implica algo à frente (como por exemplo em protocolo), ou que aponta nessa direção (como em projeto ou processo), bem como, remontando aos anos 1970, a inclinação de uma posição (em relação a manifestar-se a favor de um partido político […]

Amigo

Constitui um objeto de estudo etimológico que ilustra a persistência do conceito de afeto nas relações interpessoais. Com referência na forma latina amīcus, sobre o verbo amāre, em resposta a ‘amar’, estabelece laços através do afeto mútuo; Amicus está associado à base am-, indicativo de ‘amor’, ‘afeto’, com raízes indo-europeias em *amā-. Exemplos de elementos […]

Antagonista

Tem referência no latim tardio antagonista em relação ao grego antagōnistḗs, marcado por anti, interpretado como contra, com raiz no indo-europeu *ant-, por antes ou em frente, conjugado com o verbo agonizar, dado no latim tardio agonizāre, associado ao grego agōnízesthai, pela ação e pelo sentimento de lutar, procedendo de agōn, apontando uma luta ou […]

Arte

Tem sua origem no latim nas formas ars, artis, a partir de una raiz grega em téchne. Em seu sentido etimológico, trata-se de uma habilidade adquirida, da qual se opõe às faculdades concedidas pela natureza e, por outro lado, ao conhecimento rigoroso da realidade, da ciência ou scentia. Uma disciplina como a matemática é puramente […]

Caligrafia

Responde ao grego como kalligraphía, expondo os elementos kallos, entendendo a idéia de beleza, na raiz indo-européia *kal(2)-, por bonito ou bello, conjugado com gráphein, que se refere à escrita ou gravura, e o sufixo -ia, como propriedade de qualidade. Dessa forma, não se trata apenas de registrar ou documentar palavras e/ou símbolos, independentemente do […]

Caminhar

É uma composição associada a caminho, declarado no latim vulgar como cammīnus, vinculado ao gerúndio camminum, sobre uma referência do celta em camanon, regido pela raiz cam, interpretado como passo, acompanhado pelo sufixo -ar, como agente de pertença, indicando o avanço em relação ao trayeto disenhado. Implica uma ação natural de deslocamento evidenciado no ser […]

Capitalismo

É um neologismo formado pela raiz do latim capital, e pelo sufixo -ismo. Capital descreve o conjunto de bens composto por dinheiro e propriedades que um indivíduo ou instituição possui, enquanto o sufixo -ismo tem a função de ‘doutrina’ ou ‘sistema’.​ Sistema econômico mobilizado pelo capital e investimento empresarial Desta combinação surgiu o nome atribuído […]

Cinema

Observa-se sobre o francês cinema, associado ao termo cinematógrafo, contemplado no francês cinématographie, e a partir daí é possível identificar as raízes no grego: kínēma, que se refere à ideia do movimento, associado ao verbo kinein, neste caso por mover e, por outro lado, graphein, para referir-se à tarefa de gravação, aplicável em qualquer campo […]

Criatividade

O substantivo criatividade se baseia no adjetivo criativo, localizando em ambos os casos a raiz sobre o latim creāre, que se refere a formar, produzir e logicamente criar, acompanhado pelos sufixos -īvus e -tas. É um termo que aparece em todos os tipos de áreas e disciplinas, mas de maneira única nas atividades artísticas. As […]

Dança

Deriva do vocábulo francês danse, procedente supostamente do germânico dintjan, que se refere ao movimento de um lado ao outro, como ocorre nesta prática. A origem alemã desta palavra pode ser explicada pelos povos germânicos que reintroduziram as danças após serem proibidos pelo cristianismo. Expressão cultural que promove a interação e a comunicação No início, […]

Dramatização

Dramatização é observada como dramatizar, localizando-a no latim tardio a partir dos elementos drama e -ătis. Observa-se pontualmente que drama distingue uma raiz no latim tardio drama, em relação ao grego drâma. Falamos de dramatização em um sentido duplo, uma vez que este conceito se refere à encenação de uma obra teatral do gênero dramático […]

Essencial e Essência

Essencial é visto no latim essentiālis, determinado pelo sufixo -al, que assume a forma latina -ālis, como agente de pertença, acompanhando a palavra essência, dada no latim como essentĭa, tomada como calco do grego ousia, em torno de natureza ou substância da existência, associando-se a essent-, por esse, interpretando-se como ser, sobre a raiz indo-européia […]

Eufemismo

Tem referência no latim como euphemismus, com base no grego em euphēmismós, constituído por eu, que se refere à idéia de um comportamento bom ou correto, na base do indo-europeu *es-, por ser, acompanhado pelo componente -phēm, por phēme, entendido como palavra ou expressão, associado ao verbo phanai, para falar, com raiz no indo-europeu *bha-, […]

Expressar

É regido pela conjugação do sufixo -ar, em função de relação, sobre o adjetivo expresso, visível no latim como expressus, atuando como particípio de exprimĕre, referindo-se claramente a ação de espremer, construído sobre o prefixo ex-, interpretado por tirar ou externalizar, com referência no indo-europeu *eghs, para tirar, e primĕre, que refere-se a pressionar, baseado […]

Fábula

Originado do latim como fabŭla, entorno da ideia de conversação e a respeito de estar contar algo, associado ao termo fabular sobre a denominação latina fabulāri, observando a raiz no verbo fari, interpretado como falar, com registro indo-europeu em *bha-(2). Também, pode distinguir a palavra confabular, baseada em confabulāri. A partir desta ordem semântica foi […]

Fantasia

Está registrada no latim como phantasia, no que diz respeito a uma herança do grego phantasía, sobre a qual se associa a phantos, a partir da ideia de algo que se mostra, por phainesthai, e vinculado a phainein, na ideia de revelar algo ou tornar visível, com raiz indo-europeia em *bha-, que remete a brilhar […]

Farmácia

Sobre a influência do francés, em pharmacie, baseada na forma grega φαρμακεία (pharmakeía), associada à gestão de substâncias para o cuidado de condições de diversa natureza. Esta breve análise etimológica baseia-se na progressão do termo através do francês médio e antigo, do latim clássico e pós-clássico, até à sua raiz no grego, revelando as camadas […]

Fenômeno

Está documentado no latim tardio como phaenomĕnon, associado ao grego phainomenon, contemplando uma coisa ou fato pensado pelo indivíduo que se reflete na realidade como uma experiência que foge do comum, até aludindo a algo que parece ser real, vinculado ao particípio phainesthai, por aparecido, sobre o verbo phainein, por mostrar ou aparecer, observando raiz […]

Figura

Constituída a partir do indo indo-europeu *dheigh-, por formar, projetar ou modelar, é reconhecida no latim como figūra, pela percepção e/ou identificação de uma forma que se refere a um ser ou coisa, aplicado tanto nas ciências exatas quanto sociais, expondo-se no campo da matemática sobre a base da geometria, como a partir dos sinais […]

Fotografia

Conjuga o grego phōto-, associado à phôs, que se refere à luz, sobre uma raiz indo-europeia em *bha-(1), por brilhar ou iluminar; por outro lado, acompanha o componente grego -graphia, associado ao verbo graphein, que significa escrever. Em seu sentido mais genuíno, fotografia quer dizer “gravar ou escrever com a luz”. A maioria das invenções […]

Ginástica e Ginasio

Localiza-se no latim gymnastĭcus, baseado no grego gymnastikós, cuja forma femenina é reconhecida como gymnastikḗ, baseado no verbo gymnazēin, por treinar acompanhado-se pela idéia de nudez, influenciado pelo termo gymnós, vinculado à raiz indo-europeia *nogw-, em ambos casos por nu, a fim de enfatizar a musculatura e flexibilidade do corpo, o que era naturalmente exibido […]

Grotesco

É visto na língua italiana como grottesco, associado a grotta, referindo-se a uma gruta, aludindo à passagem e interior de uma caverna ou espaço subterrâneo, sobre a referência expressada no latim crypta, cuja forma está vinculada ao grego kryptḗ, forma feminina de kryptos, por cripta, associado ao verbo krýptein, interpretado por esconder ou ocultar, determinando […]

Idioma

É reconhecido no latim tardio como idiōma, a respeito do grego em idíōma, constituído a partir do termo ídios, que simboliza o particular da pessoa, contemplando tanto o dialeto quanto o estilo de se expressar (principalmente no âmbito literário), acompanhado do sufixo -ma, atuando como um resultado vinculante. Portanto, representa uma característica individual que abrange […]

Inconsciente

É lido sobre a referência francesa inconscient, sendo determinado pelo prefixo de negação latino in-, com raiz no indo-europeu *ne-, em função de -não-, seguido por consciens, articulado como o particípio presente associado a consciência, configurado por o prefixo con-, referente a uma idéia de encontro ou convergência, scīre, referente ao conhecimento que permite discernir, […]

Legião

Observa-se nas formas latinas legio, legiōnis, por um grupo de poderosos combatentes, em referência à Legião Romana, construído pelo verbo legĕre, que é interpretado por selecionar ou escolher, bem como por ler em outros contextos, com raiz no indo-europeu *leg-, por reunir. Os membros desses clãs respondem como legionários. Embora legião tenha conotações de seleção, […]

Leitura Crítica

Para começar, leitura se observa no latim medieval lectura, sobre a forma do verbo ler manifestada no latim como legĕre, e o sufixo -ūra. Neste contexto, quando alguém se depara com um texto, as palavras que aparecem devem ser interpretadas pelo leitor para a correta compreensão. Por sua vez, crítica se encontra no latim como […]

Literatura de Vanguarda

Inicialmente, literatura se localiza no latim litteratūra. Em sua origem remota, não tinha relação com a produção escrita de obras poéticas, narrativas ou teatrais. De fato, na civilização romana se utilizava para designar o professor de escola ou litterator, que ensinava o alfabeto e as normas gramaticais da linguagem. De forma eventual e naturalmente se […]

Masoquismo

Cunhado pelo psiquiatra alemão Richard von Krafft-Ebing em seu livro Psychopathia Sexualis (em português, ‘Psicopatia Sexual’), 1886, para descrever essa tendência psicológica, influenciado pela referência do escritor austríaco Leopold von Sacher-Masoch (1836-1895), cuja obra ‘A Vênus das Peles’ (título original em alemão Venus im Pelz), publicada em 1870, explorou a ideia de obter prazer em […]

Monolito

Está documentado no século XIX, com base no latim como monolĭthus, sobre o grego em monólithos, formado por mono-, em referência a ‘um’ ou ‘único’, evidenciando raiz no indo-europeu *men-( 4), por ‘solo’, e lithos, entendido como ‘pedra’. Conforme anunciado pelos componentes linguísticos, consiste em um único bloco constituído por pedra, porém, também pode se […]

Morbo

Identifica-se no latim como morbus, que remete ao sofrimento de uma doença, associando-se a mórbido, localizado no latim como morbĭdus, com raiz no indo-europeu *mer-, determinado por lastimar (esta mesma raiz possui outros níveis dependendo das circunstâncias, razão pela qual atua também na construção do verbo latino mori, no que diz respeito a morrer). Neste […]

Museu

É evidenciado no latim como musēum, entendendo uma área para a formação como centro histórico de referência e de interesse público, em relação ao grego mouseîon, como um espaço para o desenvolvimento das artes onde se manifesta homenagem às musas, associado a Mousa, por musa. No total, havia nove musas, todas elas filhas do relacionamento […]

Música

É visto no latim musĭca, que origina-se do grego mousikḗ, associado a moûsa, fazendo alusão à força artística das musas, em referencia as personagens femininas da mitologia grega que tinham a missão de agradar os Deuses do Olimpo. As musas tinham várias habilidades e entre elas se destacava o domínio da melodia, o ritmo e […]

Natureza-Morta

A denominação natureza-morta é na verdade uma tradução incorreta do termo original. Quando palavras ou expressões são traduzidas de uma língua para outra é muito comum que os termos originários percam seu significado genuíno. Assim, a fonte para este caso se localiza no holandês, empregando a expressão stilleven, interpretando-se realmente como natureza quieta ou natureza […]

Oxalá (‘se Deus quiser’, ‘queira Deus’)

Baseado na expressão árabe law šá lláh, cuja tradução pode se ler ‘se Deus quiser’, também associada a ‘queira Deus’, reflete um profundo sentimento de esperança e desejo, sublinhado pela vontade divina, um conceito que perdurou ao longo dos séculos na cultura e na língua. Porém, a presença e a influência da cultura árabe na […]

Pirotecnia

Apreciado como uma composição formulada pelo grego pyro-, em relação a pyros, por fogo e suas qualidades, com raiz no indo-europeu *pewor-, por fogo compreendendo os sentimentos e ações de queimar e incendiar, e téchnē, apontando habilidade, capacidade e criatividade, vinculado ao indo-europeu *teks-, em relação à construção; complementa o sufixo -ia, em função de […]

Pleonexia

Tem sua forma na grego pleonexia, interpretando-se como cobiça, em relação ao adjetivo pleonektis, como ganancioso, revelando os elementos pleon, que se referem a mais ou maior em caráter de quantidade, com raíz no Indo-europeu *pele-, no sentido de pôr, seguidos de -exia, sobre exis, apontando um hábito, associado ao adjetivo exein, em alusão a […]

Poesia

Possui raiz no latim como poesis, no entanto sua origem está no grego como poíesis, o que indica a ideia de criar ou fazer. Sua desconstrução permite associá-la ao verbo grego poiein, por criar, com raiz indo-europeia em *kwei-, em pró de fazer ou construir algo; completa-se com os sufixos -sis e -ia, atuando como […]

Pornografia

Localiza-se no francês pornographie, tomando do grego, por um lado, o vocábulo porné como feminino de pornos, que refere à figura da prostituta e, por outro, o componente graphô por graphein, que contempla a gravação, assim juntos dão conta de um pacto. Existe um lado duplo expresso por aqueles que defendem esta atividade, referenciado no […]

Prólogo

Remite ao grego prólogos, cujo origem é dado no âmbito do teatro grego em relação a uma figura que expõe as bases e o contexto da história da obra antes do início da mesma, e dessa forma e estendido ao uso comum e atual visto nos livros em função da uma apresentação. Os prólogos são […]

Relato

É formado sobre a referência do latim como relātus, marcando o prefixo re-, para indicar uma reiteração, neste caso próprio de narrar algo que já ocorreu, da mesma forma se oberva o componente lāt-, interpretado como transferir, entendendo desta vez que alguém leva a história a alguém, estando associado ao verbo fero, sabendo que este […]

Romance

Tem referência no latim como romanice. É um dos gêneros literários por excelência que se caracteriza por narrar fatos em formato de prosa, ficcionais em sua totalidade ou em partes, que acontecem a personagens, num determinado tempo e espaço. Em relação a outro gênero tão popular como o conto, o romance, dispõe de um relato […]

Romantismo

Possui referência no francês romantique, associado ao francês médio romant, sobre a raiz do francês antigo romans, em alusão ao formato da escritura no verso, sendo uma característica da cidade da Gália no século V, onde seus habitantes proclamavam sua língua como romanus, em consideração a Roma, da qual tecnicamente é denominada como galorromances, e […]

Sádico, Sadismo

O adjetivo sádico está documentado no francês sadique, com base no substantivo sadismo, em francês sadisme, associado aos trabalhos de Donatien Alphonse François de Sade (1740-1814), conhecido como o Marquês de Sade. Em seus escritos, exploravam-se temas de sexualidade, poder e prazer por meio da crueldade e da dor. Sadismo refere-se ao prazer de natureza […]

Técnica

É visível a partir do francês technique, sobre o antecedente no grego em technikós, por aquele que cria ou desenvolve, associado a téchnē, interpretado como à arte ou habilidade no contexto criativo, evidenciando raiz no indo-europeu *teks-, por fabricar ou criar. O pilar central expressado em téchnē é transformado em um elemento de ampla extensão, […]

Tragédia

Encontra referência no latim tragoedĭa, e este sobre o grego tragōidía, constituído a partir de dois elementos: trágos, que se refere a uma cabra macho e oidía, que compreende um canto. Esta curiosa união tem uma explicação: durante as representações teatrais dedicadas ao deus Dionísio, um bode era sacrificado e nesse exato momento era cantada […]

Tragicomédia

É criado pelo dramaturgo Plautus no século II a.C. no apogeu cultural da Roma antiga, sendo apreciado em sua obra Amphitryon (Anfitrião), na qual os deuses Júpiter e Mercúrio assumem papéis de meros mortais, representando diferentes classes sociais e infortúnios. É encontrado na forma do latim tragédia, construída por tragoedĭa, sobre o grego tragōidía, dada […]

Vampiro

Observa-se no francês vampire, a meados do século XVIII, conectado ao alemão Vampir, no início do século XVIII, inspirando-se nas lendas da região da Hungria onde a Transilvânia (hoje pertencente à Romênia) estava localizada, sobre o húngaro vampir, traçado pelo eslavo eslavo eslavo opiri, com uma possível raiz no tártaro como uber, o qual é […]

Vilão

Constituído na Roma antiga, expõe o monosprecio das elites dominantes em relação a plebe, sendo observado no latim vulgar villānum, villānus, para se referir aos humildes cidadãos que trabalhavam nas terras dos respectivos patronos, associados à villa, compreendendo as residências de uma área rural, sobre o indo-europeu *weik(1) -, por clã ou comunidade. Os trabalhadores […]

Buscador