Abstencionismo

Combina abstenção, proveniente do latim tardio abstentio, fazendo referência à ação de evitar algo ou não tomar partido, e acompanhado pelo sufixo -ismo, que expressa uma ideia de corrente, movimento ou tendência com a qual se sente refletido e participante. Assim, atendendo seu sentido etimológico, o abstencionismo se refere à corrente cidadã que decide não […]

Aluno

Distingue-se no latim alumnus, associado ao verbo alĕre, do qual compreende a ideia de alimentar-se ou fortalecer-se. Em seu sentido etimológico, aluno é aquele que se alimenta de conhecimento. Naturalmente, este processo de alimentação precisa de outra pessoa, o professor. Além disso, o vínculo entre ambos se concretiza em uma escola ou centro de aprendizagem, […]

Axiologia

É um neologismo evidenciado no francês axiologie, com registro em 1902 no trabalho -Logique de la Volonté- do sociólogo Paul Lapie, sobre os componentes gregos: áxios, que se refere à qualidade de digno ou valioso, e logos, postulando um tratado ou acordo, acompanhado do sufixo -ia, determinando qualidade. Deste modo, manifesta um termo que se […]

Consciência

Tem referência no latim como conscientia, associada ao adjetivo consciens, conjugado como particípio do presente conscīre (influenciado pelo sufixo -ns), sendo construído sobre o prefixo con-, determinando união ou encontro, e scīre, que se refere à capacidade de saber discernir ou julgar, associado ao verbo scindere, interpretado pelas ações de dividir ou separar, expondo raíz […]

Dever

É apreciado no latim como debēre, compreendendo desde sua concepção original a ideia de obrigação e compromisso adquiridos e estendidos à consciência ética e moral em torno às responsabilidades individuais, formado pelo prefixo de-, em função de privação, e o verbo habēre, por ter, evidenciando-se como raiz do infinitivo haver. A influência do prefixo de-, […]

Diálogo

Está localizado no latim como dialŏgus, a partir da raiz grega diálogos. Quando pensamos na avaliação desta palavra, logo nos vem à mente uma descrição: a conversa entre duas ou mais pessoas. No entanto, se atendermos a sua etimologia, encontraremos com um objetivo, pois para os gregos da antiguidade este vocábulo se referia ao processo […]

Discernimento e Discernir

A forma substantiva responde ao verbo, conjugando-se com o sufixo -mento, sobre a forma grega -mentum, atribuindo ação e efeito. Assim, observamos discernir como componente central no latim como discernĕre, entendendo a capacidade e habilidade de separar ou julgar em relação a um conjunto de coisas, formado pelo prefixo dis-, que se refere a remover […]

Epistemologia

É um neologismo estabelecido pelo filósofo escocês, especializado em metafísica, James Frederick Ferrier em seu trabalho “Institutes of Metaphysic” em 1856. Está formado pelo vocábulo grego epistḗmē, para referir-se ao conhecimento e à experiência, associado à epistasthai, que presume o entendimento, com raiz em epi, interpretado como “por sobre” ou “acima”, e histasthai, entendendo a […]

Escala de Valores

Está registrado no latim como scala, sobre o grego skála, referindo-se a partir de seu significado histórico, a uma escada, e principalmente a um porto onde os navios param. Por outro lado, o termo Valores é observado a partir do singular, localizando-se no latim como valor, em alusão a um ato de valentia ou a […]

Ética

Está localizado no latim como ethĭcus, cujo origem é distinguido no grego ēthikós. É usado para se referir ao estudo dos atos humanos, a fim de alcançar o bem. Está inscrito na filosofia como uma reflexão que permite distinguir entre o bom e mau comportamento; na ciência, pela busca do dever; e na arte, através […]

Falácia

Provém do latim fallacia e este por sua vez do verbo fallere, que quer dizer enganar. Empregamos esta palavra em relação às premissas falsas com aparência da verdade. O adjetivo falaz designa um argumento inconsistente ou a pessoa que mente de maneira dissimulada. No campo da lógica A lógica é um ramo da filosofia que […]

Filosofia da Educação

Combinam-se os significados do grego philosophía, e do latim educatio. O primeiro componente do postulado é extraído do latim como philosophĭa, originado no grego philosophía, sobre a qual são desconstruídos os elementos: philo-, que refere à qualidade de amar, e sophia, que remete à sabedoria. Se atendermos a seu significado primitivo, expressa uma ideia concreta: […]

Hipocrisia

Localiza-se no grego como hypokrisía, associado ao verbo hipócrita como hypokrités. A desconstrução proporciona os elementos hypo- que se refere a debaixo, krinein, em alusão a tomar um rumo, tendo uma raiz no indo-europeu *krei-, com relação a discernir. Do contexto teatral, na prática da interpretação, dentro da qual os gregos eram verdadeiros arquitetos da […]

Ideia Principal

Observável no latim idĕa, sobre a raiz grega idéa, faz referência à aparência ou forma de algo, associando-se ao termo idein sobre um princípio filosófico, por aquilo que alguém vê ou visualiza. Pode-se dizer que quando falamos em ter uma ideia estamos comunicando que “observamos algo” a partir de nossa reflexão ou análise. A partir […]

Ilustrar e Ilustração

Ilustrar é registrado no latim como illustrāre, marcado pelo prefixo in-, em função de intensidade, com raiz no indo-europeu *en-, por em, e o verbo lustrāre, no sentido de purificar ou iluminar, sobre a referência do Indo-europeu *leuk-, por luz ou brilho. Por outro aldo, ilustração é o resultado da conjugação do nominativo illustrātio e […]

Independentista e Separatista

Duas perspectivas ideológicas para reivindicar ou enfrentar a luta pela identidade territorial que faz parte da constituição da república. A composição do adjetivo independentista expõe: o prefixo in-, dado no latim in-(1), que é entendido como “não” no que diz respeito a negar ou opor-se, e o termo depender, sendo reconhecido em no latim como […]

Lógica

Está localizada no latim tardio, distinguindo-se como logĭcus, procedendo do grego em logikós, tendo associação com o vocábulo logos, do qual faz referência ao conhecimento e a ciência, adotando neste contexto um alinhamento de raciocínio. O logos como superação do mito Antes do aparecimento da filosofia, os esquemas mentais dos gregos eram dominados pela tradição […]

Lumpen (Lumpemproletariado)

Marx e Engels introduziram o conceito de Lumpemproletariado, em alemão Lumpenproletariado, e resumido em Lumpen, para descrever um nível social às margens da classe trabalhadora industrial, um grupo desclassificado que vivia fora da economia produtiva. Este “proletariado em farrapos” incluía vagabundos, criminosos e outros elementos sociais que, segundo ambos autores, careciam de consciência de classe […]

Mentira

Toma sua forma a partir do verbo mentir, referindo-se ao latim como mentīri, expressando uma raiz no indo-europeu *men(1)-, destacando a mente. Mentīri faz alusão à construção de uma falsa realidade a partir de saberes firmes, considerando que toda deformação da verdade é uma construção da mesma. Deste modo, replica a interpretação atual que se […]

Mérito

É identificada no latim como merĭtum, interpretado como valorização ou reconhecimento, procedendo de meritus, como particípio passado do verbo merēre, por merecer, relacionado à expressão grega meiresthai, aludindo a que a pessoa tem o que le corresponde, sobre a raiz Indo-europeu *s-mer-, para receber ou levar. O mérito é um valor que se constrói desde […]

Meritocracia

É instalado a partir da obra do sociólogo inglês Michael Young (1915-2002), publicada em 1958, com o título A Ascensão da Meritocracia (traduzido do original, The Rise of the Meritocracy), abordando as desigualdades e injustiças trabalhistas e institucionais para propor um Reino Unido futurista projetado sobre a inteligência e o esforço individual dos habitantes, configurando-se, […]

Mestre

Distingue-se no latim magister, representando uma função ou posição de referência máxima, associado ao advérbio magis, interpretado como mais, sobre a raiz indo-europeia *meg-, expressado como maior. Desta maneira, o mestre era aquele que estava acima dos demais e se destacava por seus conhecimentos em algum assunto. Tem uma valorização histórica no italiano no campo […]

Natureza Humana

Primeiramente, natureza se localiza no latim como natūra, e associado a natus, como participativo do verbo nasci, por nascer. Assim, aborda-se a natureza como as condições que fazem parte do processo de nascimento ou surgimento. Neste contexto, o ser humano é um ser natural desde que nasceu, e argumenta-se, muitas vezes de maneira mal-intencionada ou […]

Objetivo

Obtém-se acompanhando o substantivo objeto com o sufixo -ivo. Deste modo, um objeto é analisado, localizado no latim como obiectus, sobre o particípio obicere, e este vinculado como combinação dos elementos ob, que orienta algo que está à frente de alguém, e iacere com raiz no indo-europeu *ye-, sobre a ideia de lançar algo. Assim, […]

Oclocracia

Registra fonte no grego como ochlokratía, formando-se a partir de dois elementos claros: ochlos, em alusão a uma multidão ou massa de pessoas, e krátos, em referência ao governo no contexto do poder. Assim, o termo oclocracia faz referência às circunstâncias em que determinada massa popular se torna protagonista da sociedade. Quando em um sistema […]

Ontologia

Reconhecida no latim moderno como uma ontologia, formada pelos elementos do léxico grego: óntos, que equivale a ser vivo, e -logía em relação a logos, se refere ao saber ou ciência. Entre as referências históricas, está o trabalho do filósofo alemão Jacob Lorhard, “Ogdoas Scholastica”, de 1606; em seguida, tem registro em “Lexicon philosophicum”, em […]

Patriarcado

É uma configuração dada pelo latim tardio em patriarchātus, construído sobre a base na palavra pátria, visível no latim patria, com referência a patris, no sentido de ancestral, e pater, para referir-se a pai, para apontar -como os romanos faziam- à “terra patria” compreendendo as raízes inerentes a cada pessoa e ao conjunto da sociedade, […]

Paz

Está localizado no latim como pax, dado pelo genitivo pacis, em referência a um entendimento, pacto ou acordo, sobre origem indo-européia em *pak-, por pacto. A forma do verbo é dada no latim pacificāre, conjugando pax, e o verbo facĕre, entendido como fazer, determinado pelo indo-europeu *dhe-, mantendo o dito senso de ação. A influência […]

Pedagogia

Observa-se no grego como paidagogía, sobre a ideia de acompanhar o indivíduo. A desconstrução permite identificar os componentes paidos, que se refere a um filho (que proporciona um ângulo global) e que pode ser interpretado também como criança (no entanto, neste contexto, estaria limitando o foco da ação), e o verbo agein sobre a raiz […]

Plenitude

Observa-se como substantivo no latim plenitūdo, sendo associado à forma como adjetivo pleno, visto no latim plenus sobre a raiz no indoeuropeu *pele-, em alusão a completar ou preencher. No mundo helênico, distingue-se uma aproximação em pléroma, vinculado ao verbo pleróo, como expressão de totalidade. Estamos falando de algo que tem sido preenchido, algo que […]

Premissa

Observa-se no latim como praemissus, no que diz respeito ao particípio passivo praemittĕre, expressando a ideia de antecipação. Sobre sua desconstrução, é possível distinguir os elementos: prae-, conectado ao indo-europeu por *per, que se interpreta como antes, e missus, fazendo alusão a algo ou alguém enviado, relacionado ao verbo mittere sobre uma raiz indo-europeia em […]

Pró-vida

O prefixo pró-torna-se um elemento determinante, influenciando a expressão, proporcionando uma inclinação ideológica, neste caso em torno da vida no debate sobre a legalização do aborto. A vida, por sua vez, remete ao latim vita, entendendo tudo o que existe, sobre a raiz indo-européia *gwei-, a qual também atua como núcleo para bio, como em […]

Sabedoria

Está construída a partir do verbo saber, determinado no latim como sapĕre, e o sufixo -ía, que atua para moldar considerando a relação com o adjetivo sabedor, conjugando o verbo sapĕre e o sufixo -tor, vinculado a sábio, observado no latim sapĭdus trabalhando sobre o verbo sapĕre e o sufixo -ĭdus. Contempla uma manifestação de […]

Síntese

É possível identificá-la no latim como synthsis, sobre a raiz sýnthesis no grego, sendo formada por dois elementos: por um lado, observa-se o prefixo syn- para referir a uma união, por outro lado, aparece a palavra tese, como thesis no latim e em relação ao grego thésis, descrevendo um resultado ou conclusão sobre um tema, […]

Suicídio

Registra-se recentemente no latim moderno como suicidium, formado pelos elementos latinos: sui, indicando a si mesmo, e o sufixo -cidium, que representa um assassinato, associado ao verbo caedere, que se refere a matar explicitamente. É possível observar inúmeros termos vinculados ao verbo caedere, para distinguir determinado tipo de situação: homicídio (em latim homicidium), parricídio (em […]

Sustentar e Sustentação

Sustentar tem uma referência no latim sustentāre, associado a outro verbo, evidenciado em sostener, refletido na forma latina sustinēre, e dessa forma é possível desconstruí-lo a partir do prefixo sub-, que se refere a algo que está abaixo ou em um degrau inferior, e do termo tem, aparecendo como tenēre, que compreende a ação de […]

Utopia

Dado no latim moderno como utopia, sobre a obra Utopia, de 1516, do filósofo multifacetado inglês Tomás Moro. Este neologismo está formado pelos componentes gregos: οὐ, que remete a não, por outro lado, tópos, indicando lugar, e conclui o sufixo -ia, para propiciar qualidade. Curiosamente, este lugar inexistente na realidade só existia na imaginação de […]

Verdade

Tem referência nas formas latinas verĭtas, verĭtātis, associado a vērus, por verdadeiro, sobre a raiz do proto-germânico em *wēro-, por certo ou real. No entanto, também aparece na cultura grega arcaica, onde é interpretado através do pensamento que esconde a palavra ἀλήθεια (aletheia), que a partir de pesquisas rigorosas, tanto filológicas quanto filosóficas, designa o […]

Versus

Implica uma oposição entre duas entidades ou grupos, tem origem no latim no particípio passado como versus, delimitando uma posição de confronto, interpretada como estar na frente ou contra algo ou alguém, sobre o verbo vertere, que se refere a virar ou girar, regido pela raiz indo-européia *wer-(2), por girar.

Virtude

Sua referência corresponde ao latim virtus e sobre este distingue uma raiz em vir, associado à valentia do guerreiro, neste contexto exclusivo do gênero masculino (deve-se ressaltar que no mundo greco-romano a mulher tinha um papel secundário e, consequentemente, suas qualidades humanas passaram a um segundo plano). No entanto, evoluiria a uma pluralidade para contemplar […]

Vocação

Expõe sua origem no latim como vocatio, vocatiōnis, para estabelecer a ideia de um chamado, com base no sufixo vocāt-, por vocātus, como particípio passado do verbo vocāre, por chamar, associado a vōx, que se refere à voz, sobre a raiz indo-européia *wekw-, por revelar ou dizer, acompanhado pelo sufixo -ção, adotando as formas latinas […]

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